Meditação, o que é? em termos gerais, meditação pode ser definida como uma prática ou um conjunto de técnicas técnicas que visam atingir níveis avançados de concentração. A sua origem é muito antiga, remontando a tradições orientais como o yoga e a práticas adoptadas por alguns caminhos espirituais. Textos orientais consideram a meditação como um instrumento que leva em direção à libertação e consciência elevada.
A meditação está presente em todos em todo mundo, sendo praticada por milhares de pessoas. Por isso, não existe apenas uma forma de se colocar em prática as técnicas meditativas. Cada povo compreende a meditação de uma forma diferente.
Acredita-se que é uma técnica capaz de limpar a mente dos pensamentos do mundo exterior, contribuindo para o autoconhecimento e a concentração.
A meditação pode ser praticada por diversos motivos: desde a simples concentração dos pensamentos, até a busca pelo nirvana(1)
A prática de meditação pode ter inúmeras variantes quanto à postura do corpo, objeto de meditação.
A meditação pode ser realizada sentado, em pé ou andando, variando pelo contexto onde é ensinada. A posição sentada é adotada normalmente por ser considerada a mais fácil, onde o corpo se encontra em repouso mas ainda alerta. A famosa posição de lótus se difundiu muito como sinônimo de meditação por ser usada no yoga como uma posição ideal de meditação, onde mantém o corpo estável, mas pode ser difícil de alcançar e não é recomendada caso traga desconforto ou distraia o praticante do objeto da sua prática ou técnica.
Basicamente, diz-se que alguém está meditando quando concentra todo o seu foco para si mesmo, sem se preocupar com elementos externos. O objetivo principal da meditação é garantir ao sujeito um nível maior de concentração.
Normalmente, não há um tempo mínimo preestabelecido. Pode-se iniciar com um período de poucos minutos e, conforme se aperfeiçoa, esse tempo pode aumentar até para horas, dias. É importante ressaltar que a frequência da prática também influencia muito os resultados.
A forma mais simples de meditar é a concentração na nossa respiração conscientemente, focar-nos na inspiração e expiração.
Como benefícios da meditação, podemos salientar:
1) Eleva o bem estar geral
2) Clareza Mental
3) Diminui a amígdala cerebral, região associada ao medo, estresse e ansiedade
4) Melhora as emoções, reduzindo pensamentos negativos, ajudando a lidar com o estresse e a diminuí-lo
5) Fortalece a força de vontade
6) Reduz riscos cardiacos
7) Reduz stress e ansiedade
8) Melhora a qualidade do sono
9) A prática diária desacelera o envelhecimento,
(1)No Budismo, é o estado de libertação do sofrimento ou uma superação do apego aos sentidos, do material, da existência e da ignorância; a pureza e a transgressão do físico, a qual busca a paz interior e a essência da vida. Segundo os monges shramana é o estado atingido pelos Arahant (seres de elevada estatura espiritual).